Este artigo tem como objetivo ensinar a instalar e configurar em um sistema linux Ubuntu Server os serviços de Ssh, Telnet e Ftp, apresentando as dificuldades encontradas durante este processo e a forma como foram resolvidas.
Introdução
O sistema Ubuntu é um sistema operacional de código aberto, é hoje um dos sistemas mais utilizados baseados em Unix, e é neste sistema onde fiz a instalação de serviços de comunicação e transferência de arquivos, podendo também fazer diversos testes e comprovando a grande eficiência e praticidade que um sistema linux tem para os mais diversos tipos de serviços, principalmente quando precisamos de servidores, seja para armazenamento de arquivos, comunicação e até mesmo segurança de grandes redes.
SSH
O Secure Shell ou SSH é, simultaneamente, um programa de computador e um protocolo de rede que permite a conexão com outro computador na rede, de forma a executar comandos de uma unidade remota. Possui as mesmas funcionalidades do TELNET, com a vantagem da conexão entre o cliente e o servidor ser criptografada. SSH Secure Shell permite fornecer acesso seguro para administração em um servidor, e pode ser usado para protocolo, podendo enviar arquivos através de uma rede.
Instalação
A instalação do serviço SSH se da de forma muito simples em um sistema baseado em Debian. Abra um terminal e rode o seguinte comando:
# apt-get install openssh-server
Ao finalizar a execução do comando, o serviço de SSH server já estará instalado e funcional. Para utilizar este serviço também será necessário instalar o serviço SSH no cliente, para isso entre com o comando abaixo em um terminal
# apt-get install openssh-client
Teste
Dentro do sistema cliente abra um terminal e entre com o comando abaixo:
#ssh usuario@ipdoservidor
Após estes passos você já estará dentro do servidor.
Telnet
Telnet é um protocolo de rede utilizado na Internet ou redes locais para proporcionar uma facilidade de comunicação baseada em texto interativo bidirecional usando uma conexão de terminal virtual. Os dados do usuário são intercalados em banda com informações de controle Telnet em um byte de conexão 8-bit de dados orientado sobre o Transmission Control Protocol (TCP).
Instalação
Abra um terminal e rode o seguinte comando:
#sudo apt-get install telnetdInsira a sua senha para logar como root Confirme com "S" a instalação do telnet Devido o Telnet utilizar obrigatoriamente o serviço inetd, será necessário reiniciá-lo após a instalação, para isso digite o comando abaixo em um terminal: sudo /etc/init.d/openbsd-inetd restart Feito isso, o serviço telnet já estará instalado e funcionando normalmente.
Teste
Para saber se o serviço esta funcionando corretamente podemos fazer um telnet para o a nossa própria maquina. Para isso digite em um terminal o comando abaixo:
#telnet localhostInsira seu login e senha e se tudo estiver certo, você estará dentro da maquina.
Teste de execução prática
Para utilizar o serviço é necessário saber o ip, o usuario e a senha da maquina em que se deseja entrar, tendo estas informações, siga o exemplo abaixo:
#telnet [ip]Após inserir estes comandos já estará dentro da maquina. Para sair da máquina entre com o comando
#usuário:
#senha:
#exitFTP
FTP significa File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Arquivos), e é uma forma bastante rápida e versátil de transferir arquivos, sendo uma das mais usadas na Internet. Pode referir-se tanto ao protocolo quanto ao programa que implementa este protocolo. Um cliente realiza uma conexão TCP para a porta 21 do servidor. Essa conexão, chamada de conexão de controle, permanece aberta ao longo da sessão enquanto uma segunda conexão, chamada conexão de dados, é estabelecida na porta 20 do servidor e em alguma porta do cliente (estabelecida no diálogo entre ambos) como requisitado para a transferência de arquivo. A conexão de controle é utilizada para administração da sessão (comandos, identificação, senhas)2 entre cliente e servidor utilizando um protocolo semelhante ao Telnet.
Instalação
Para fazer a instalação do serviço, abra um terminal e execute o seguinte comando:
#sudo apt-get install proftpdSerá perguntado se deseja instalar o FTP a partir do inetd ou de forma autônoma, a instalação a partir do inetd é mais recomendável quando haverá pouca utilização do serviço de FTP e a forma autônoma é mais recomendada quando haverá maior utilização do serviço, pois da segunda forma o servidor não irá carregar serviços desnecessários do sistema, evitando assim que o sistema fique pesado. Após fazer esta escolha o serviço já estará funcionando normalmente.
Teste
Para efetuar o teste do FTP é bastante simples, basta ir ao navegador do computador em que estiver fazendo o teste e colocar na barra de endereços o seguinte:
ftp://ipSerá necessário informar o login e senha do FTP.
Uma outra forma de acessar é informando junto com o ip o login e senha:
ftp://usuario:senha@ipdoservidor
Referencias
http://pt.wikipedia.org/wiki/SSH
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Instalando-e-configurando-servidor-SSH-(Ubuntu) http://pt.wikipedia.org/wiki/Telnet http://leonardoalves.net/oper/trabalhos/Telnet.pdf http://pt.wikihow.com/Configurar-um-Servidor-FTP-no-Ubuntu-Linux http://blog.cesar.augustus.nom.br/instalando-o-servidor-proftpd-no-linux.html https://pt.wikipedia.org/wiki/File_Transfer_Protocol http://www.youtube.com/watch?v=9W8mjA8fw_E